Primórdios do batom

Primórdios do batom
As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom.
O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França.

Você sabia disto?
• No Egito Antigo, eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, 0.01% iodo, bromo manitol, o que causa graves problemas de saúde.
• Na Idade Média, muitas pessoas se preocupavam com os cuidados da pele e do cabelo. O branco era a cor de base preferida para maquiagem, já que se admirava a compleição pálida. 
• Uma visão comum é que os cosméticos teriam desaparecido da Europa ao longo da Idade Média por estarem associados ao exotismo do mundo árabe e ao Império Bizantino. No início da Idade Média, a maquiagem foi vista como pecaminosa por alguns teólogos como Tertuliano e Cipriano de Cartago, embora posteriormente defendida por Tomás de Aquino.
• Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem. Na década de 1850, relatórios foram publicados às mulheres com advertências sobre os perigos do uso de chumbo e vermelhão em cosméticos aplicados na face. 
• O ácido carmínico, constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.

Como era usado?
Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios.
Já mulheres da antiga Civilização do Vale do Indo usavam batom nos lábios para decoração.
Blush era aplicado aos lábios e bochechas.

Sua fabricação..
Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância que causa a iridescência encontrada em escamas de peixe.
Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. 
Era coberto de papel de seda e feito a partir de sebo de veado, óleo de rícino e cera de abelha.
O corante carmim era extraído de cochonilha (A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos.) nativas do México e da América Central.

Cores na época..
No período dos anglo-saxões, usava-se o laranja ou o rosa.
Na Itália nos anos 1200, preferia-se um visual mais natural com cores de pele fresca e blush rosa.
Na Península Ibérica, alguns poetas descreveram a beleza feminina com lábios vermelhos.
Colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade na Inglaterra do século XVI. Durante o reinado da rainha Elizabeth I ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda.
No século XIX, o batom era colorido através de corante carmim. 

Importância na maquiagem...
No entanto, a influência da igreja é desconhecida. No entanto, de acordo com a antiga tradição de tornar os cosméticos parte da saúde, continuam a ser publicados artigos sobre cosméticos. Os cosméticos eram descritos junto com os remédios e alguns livros religiosos que traziam receitas para melhorar a aparência.
A maquiagem só retornou em grande escala na Europa Renascentista, mas ainda sendo usada unicamente pela realeza e a aristocracia.
Somente no século XVIII, os cosméticos passou a ser usado por mulheres de todas as classes sociais.
Durante a maior parte do século XIX, o uso óbvio de cosméticos não foi considerado aceitável na Grã-Bretanha para mulheres respeitáveis​​, e seu uso foi associado a grupos marginalizados, como atrizes e prostitutas. Considerava-se descarado e grosseiro usar maquiagem.

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Batom

Comentários

Postagens mais visitadas